top of page
  • rovermaq

O mercado de fertilizantes terá alta pós pandemia no Brasil

Entenda o cenário econômico da agronomia no Brasil e suas previsões para o fim da pandemia.



mercado de fertilizantes
Mercado de fertilizantes após a pandemia


A pandemia do Coronavírus, trouxe ao empreendedorismo grandes impactos negativos, não só no Brasil. Empresas de todo o mundo seguem sem expectativas de um prazo de melhora.

No setor do agronegócio não foi diferente. Diversas empresas enfrentam dificuldade, porém o mais atingido foi o setor de flores. Isso porque tudo que não é alimento dentro do agronegócio está sofrendo com as grandes consequências da crise atual.

O setor, segue sofrendo grandes mudanças e incertezas e inúmeros investidores passaram a não arriscar deixando assim o mercado de maquinários, pausado.

Outro setor bem prejudicado foi o de perecíveis devido à ausência e dificuldades no transporte dos mesmos. No começo da pandemia, por exemplo o país sofreu com problemas na distribuição de leite, que por hora foi normalizado.


O mercado de fertilizantes como termômetro de mercado


O menor impacto sentido, foi na agricultura de grãos. Porém, mesmo com as perdas no mercado agrícola causadas pela Covid-19, ainda há uma tendência de crescimento dos agronegócios impulsionado pelo setor de fertilizantes que, é um importante case para mensurar o avanço de todo o mercado.

Mesmo em meio à pandemia, o mercado de fertilizantes segue com bons números. De acordo com uma das maiores empresas de fertilizantes agrícolas, a Mosaic, o resultado do primeiro trimestre de 2020 seguiu em alta com grandes pedidos.

O setor estima um crescimento de cerca de 500 mil toneladas de consumo de fertilizantes anualmente, comparando a um mercado de consumo que já atingia cerca de 37 milhões de toneladas semeadas, com colheitas de 124 milhões. Seu crescimento linear nos últimos anos permanecerá, uma vez que, comparadas, as perdas causadas pela crise são menores que os lucros.

Para o milho, são esperados cerca de 18 milhões de ha, com uma redução de 1 unidade seria 62.629ta menos na demanda.

Em terceiro lugar como um dos maiores produtores de grãos do mundo, em 2020 as expectativas são de um crescimento recorde em função da queda dos preços globais, fazendo com que os valores sejam mais atraentes aos produtores.

Riscos e Oportunidades

Fatores como a crítica segurança alimentar devido ao crescimento populacional e econômico serão cruciais para a promoção de crescimento no mercado de fertilizantes.

O surto de Coronavírus atuará como outro catalisador de reformas do lado da oferta, acelerando a saída das pequenas empresas na China e deixando espaço para o desenvolvimento de grandes empresas.

Por isso, é hora de pensar como melhorar fundamentalmente a indústria de fertilizantes e alcançar um desenvolvimento a longo prazo, por exemplo.

Está na hora de desenvolver fertilizantes especiais com recursos que forneçam nutrição abrangente, melhorem as taxas de utilização e que resolvam diversos problemas do solo.

Os modelos de produção da China estão de revolucionando cada vez mais, porque não revolucionar os do nosso País? Os grandes agricultores contarão com mais tecnologia, conhecimento, recursos e serviços financeiros.

Continue a sua leitura sobre o mercado de fertilizantes e entenda o crescimento do fertilizante organomineral.

bottom of page